• Tiago Moreira

Dia da Conscientização do Autismo


Hoje é Dia da Conscientização do Autismo, e quero aproveitar para dizer algumas palavras.


Descobri ser autista aos 35 anos de idade. Até algumas décadas atrás, o autismo só era reconhecido em casos graves, mas hoje em dia ele é visto como um espectro.


Tenho o que chamam de "autismo de alta funcionalidade", ou também "Síndrome de Asperger". Significa que você pode não perceber nada estranho ao lidar comigo, mas meu cérebro funciona um tantinho diferente da norma.


Eu tenho muita dificuldade de compreender nuances de interações sociais e muito receio de tratar diretamente com as pessoas, como se não conseguisse me "sintonizar" com elas.


Minha ansiedade é muito grande, o que torna difícil tomar decisões ou assumir riscos. Quanto mais escolhas, informações e preocupações recebo, maior a chance de eu me exaurir e perder o controle emocional.


Vivo em meu próprio mundo, preso na minha imaginação. Minha mente divaga por cenários e preocupações e tem dificuldade em focar no aqui e agora.


Estou sempre buscando padrões para compreender o mundo, e me sinto mais confortável quando encontro variáveis previsíveis e situações familiares.


Quando, enfim, tive meu diagnóstico, não houve um choque, mas um alívio. De repente, o mundo fez sentido.


Entendi por que era tão difícil olhar nos olhos das pessoas, por que não conseguia lembrar rostos, por que não mantinha contato com os amigos.


Compreendi o motivo de haver tão poucos assuntos que me faziam conversar com empolgação, mas não conseguir me interessar por conversas casuais.


Tornou-se claro a razão de eu conseguir me concentrar por horas numa tarefa, analisando-a sob infinitos ângulos, mas me tomar tanto tempo e esforço para iniciar ou alterar tarefas.


Sempre tive tantas dificuldades onde outros se saíam bem, mas, por outro lado, tanto talento em algumas áreas específicas. Enfim, eu descobria por que eu sempre me sentia tão diferente e alheio.


Pessoas como eu estão por toda parte. E elas também se sentem diferentes, mas disfarçam suas incapacidades e inseguranças num esforço exaustivo para interagir com o resto do mundo.


Muitas delas também precisam se compreender. E para isso existe o dia de hoje.

Aventura atual
Capa-pequeno.jpg
Compre no Clube de Autores
Compre na Amazon
Posts Recentes
Categorias
Procure por Tags