top of page
  • Tiago Moreira

Um pouco sobre o Livro 2


Olá, caros leitores. Já faz quase dois meses que não dou notícias, e peço desculpas por isso.

Tenho planos para matérias para a página, mas, no momento, dedicar-me aos capítulos do novo livro está tomando praticamente todo o meu tempo livre.

Então, por enquanto, quero falar um pouco mais sobre essa empreitada.

 

O que já está pronto

Concluí essa semana a revisão do Capítulo 9. Fora os capítulos, também já estão escritos a Introdução (que devo publicar em breve na página) e o Prólogo.

Escrevo em formato A4 inicialmente, diferente do formato final publicado. Em A4, o livro 2 já tem 178 páginas escritas. Para terem uma ideia, isso é o mesmo que os primeiros 11 capítulos (mais Prólogo) de Zé Calabros na Terra dos Cornos.

Os capítulos do novo livro são maiores. Em formato A4, Zé Calabros na Terra dos Cornos teve uma média de 15 páginas por capítulo. No livro 2, por enquanto, são 18 páginas por capítulo.

No primeiro livro, eu tomava cerca de duas a três semanas para concluir um capítulo. O novo está bem mais lento: aproximadamente um mês e meio para cada.

 

Uma trama complexa

O que torna este livro tão mais difícil? A história tem uma complexidade muito maior. Mais personagens, mais relacionamentos, mais antagonistas.

No primeiro livro, tínhamos em essência dois personagens centrais: Zé Calabros e Atsumi Mara'iza. Também um único antagonista, Severino Barriga D'Água. A história era relativamente simples: uma viagem pela Cornália, parando em diversos lugares. Personagens secundários tinham papéis limitados, muitas vezes ligados às localidades. Os antagonistas secundários eram todos subordinados ao vilão principal.

O livro 2 muda completamente a fórmula. Há mais protagonistas além de Zé e Malinha. A maior parte história se passa numa única localidade. Há um núcleo de personagens secundários que interagem de diversas formas. E os antagonistas têm relações bem mais complexas entre si.

É uma trama delicada que está sendo cuidadosamente tecida... para ser brutalmente desmontada num final cheio de ação.

 

Algo diferente

Um dos meus objetivos com As Crônicas Anímicas é fazer cada livro diferente do anterior. Perspectiva, cenário, temas e personagens mudarão constantemente. Até o momento, o Livro 2 está cumprindo esse objetivo. Sobre a trama, ainda não posso comentar muito, mas vão aí algumas dicas:

* O livro começa imediatamente após o Conto Extra (12 dias nas montanhas), incluso na versão paga de Zé Calabros na Terra dos Cornos. Os últimos parágrafos do conto são os primeiros da nova história. Aliás, muitos dos temas explorados em 12 dias nas montanhas são continuados no novo livro.

* Começaremos a descobrir o passado de Mara'iza, embora não seja o foco da nova trama.

* Enquanto o livro anterior tinha poucos elementos de romance, o novo lidará bem mais com esse tema. Só não será da forma como vocês imaginam.

* Se em Zé Calabros na Terra dos Cornos estávamos num ambiente fantástico inspirado no sertão nordestino, o novo vai lembrar o Rio de Janeiro no período imperial... com umas pitadas de Brasília.

* Alguns dos personagens novos são muito bons de escrever.

* A história se passa em Dragona (mapa abaixo), o reino ao qual Mara'iza viajava na trama anterior. A maior parte da história se passa na capital, Ferônia (ao sul). Haverá dragões. E ninjas. Sim, ninjas.

Por enquanto, é o que eu posso revelar. Estou sinceramente ansioso para ver as reações de vocês ao lê-lo.

Dragona, o Reino dos Dragões

Tags:

bottom of page